terça-feira, 26 de abril de 2011

Nossas Matérias


Caro aluno, o que você faz para cuidar da sua voz?

Se você respondeu “nada” é hora de parar e pensar um pouco a respeito disso!

Muitas vezes, no dia a dia, não nos damos conta de que muitas de nossas atitudes podem prejudicar nossa voz. Um simples e rotineiro pigarro é uma grande agressão às pregas vocais e muitas vezes o fazemos sem perceber.
Durante aulas de educação física, por exemplo, onde gritamos para nosso colega passar a bola, ou durante uma festa, com o som elevado e falamos extremamente alto para que sejamos ouvidos, o pouco consumo de água, enfim, atividades rotineiras, porém, se realizadas de forma inadequada podem ser prejudiciais à nossa voz.
Uma voz rouca pode ser um indicativo de diversas alterações na laringe, sendo uma alteração comum os nódulos vocais, esses, são originados por uma inadequada utilização ou abuso vocal e também pela ação de substâncias irritantes.
No caso do surgimento de um nódulo vocal, se não tratado, a disfonia (rouquidão) pode evoluir para a afonia (ausência de voz), portanto, ao apresentar uma qualidade vocal rouca persistente, deve-se procurar um otorrinolaringologista para realização de exames e esse indicará o tratamento a ser realizado, sendo também fundamental o acompanhamento por um fonoaudiólogo, o qual irá propor medidas/exercícios para reeducação vocal, visando bloquear a evolução do problema, eliminá-lo quando possível e em casos que a cirurgia tenha sido indicada, evitar que o nódulo volte por uso indevido da voz.
Sabemos que é sempre melhor prevenir do que remediar, então, aí vai algumas breves informações para uma voz saudável:
- Evite falar muito alto e/ou realizar esforço para falar;
- Beba bastante água durante o dia para manter as pregas vocais sempre hidratadas;
- Evite falar durante realização de exercícios físicos;
- Procure dormir o suficiente;
- Procure não cochichar, sussurrar ou imitar vozes por muito tempo;
- Evite o tabagismo, álcool e consumo excessivo de café;


Equipe de Fonoaudiologia do ITB Professor Munir José
Julyana Mendes Valário Assad (CRFa: 9062/T3R)

Nenhum comentário: