quarta-feira, 13 de abril de 2011

Nossas Matérias

Muda Vocal

As vozes de meninos e meninas são muito próximas em termos de qualidade vocal e freqüência, havendo pouca diferenciação entre os sexos até a idade de seis ou sete anos. A partir da infância até o início da puberdade, a voz sofrerá grandes mudanças em decorrência das modificações estruturais no aparelho fonador.

A muda vocal representa o período em que a laringe infantil se transforma em laringe adulta pela ação dos hormônios.  Tais mudanças vocais são mais evidentes nos homens e, a partir deste período, a voz passa a ser um marcador de diferenciação entre homens e mulheres.
A mudança na voz pode demorar de seis meses até um ano e meio para se completar, quando então a voz se estabiliza. Porém, existem casos em que a muda demora até três anos, a chamada muda vocal prolongada, devido a fatores emocionais ou endócrinos. A muda vocal incompleta é quando a voz aparenta não ter se diferenciado, caracterizada por voz aguda, às vezes estridente. É encontrada em adultos, sendo que nas mulheres aparece como voz infantilizada, e nos homens com voz ora grave, ora aguda, dando a impressão de falsete.
Já a muda vocal atrasada é quando ela acontece tardiamente. Meninos que cantam muito tempo em corais como soprano ou por disfunções endócrinas são responsáveis por mudanças tardias na voz. Por fim, a falsa muda vocal provoca voz muito aguda ou de falsete, sendo que no sexo masculino a laringe permanece em posição muito alta e as pregas vocais ficam tensionadas; causando queixa de rouquidão, cansaço ao falar e falhas na emissão vocal.
Em todos os casos, vale consultar assistência especializada de um profissional da área: fonoaudiólogo, psicólogo e otorrinolaringologista.

FONTE:

Equipe de Fonoaudiologia do ITB Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello  
Nathália Leite Alves - CRFa: 16380

Nenhum comentário: