terça-feira, 22 de março de 2011

Nossas Matérias


No dia 31 de março, comemora-se o Dia da Saúde e Nutrição. Um tema tão importante e tão discutido nos dias de hoje, e ainda assim muitas pessoas não têm uma alimentação saudável e nutritiva. A correria do dia a dia muitas vezes não deixa opção na hora da alimentação, pois ganham os alimentos já prontos, ou seja, é só esquentar e comer, aqueles tão conhecidos da sessão de congelados do supermercado. O problema é que, com esta atitude, não estamos ingerindo alimentos saudáveis, naturais, preparados na hora, com pouca gordura, e as frutas, verduras, legumes, verduras, carnes magras são deixados de lado. Saciar a fome é fácil, mas não podemos nos esquecer de termos uma alimentação correta, balanceada e que não é difícil ou demorado para preparar. Vamos nos lembrar rapidamente da pirâmide dos alimentos, que todos conhecemos, e veremos como é fácil equilibrar a alimentação:
No grupo 1, a base da pirâmide, estão os alimentos energéticos ricos em carboidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos: são os cereais, pães, raízes e tubérculos, e é indicado o consumo de 8 porções por dia.

No grupo 2, o segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. São as hortaliças e as verduras. São indicadas 3 porções ao dia.

No grupo 3, estão as frutas e os sucos de frutas naturais,que também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. São indicadas 3 porções ao dia

No grupo 4, o terceiro degrau, estão os alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. São eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas, etc. São indicadas 3 porções ao dia.

No grupo 5 estão os alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de  ferro e zinco. São as carnes e ovos, e indicadas 2 porções ao dia.

O grupo 6 encerra o grupo dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom, sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a isoflavona que é encontrada na soja e que ajuda a combater várias doenças. São as leguminosas: feijão, soja, ervilha, etc. É indicada uma porção.

No grupo 7 estão os óleos e gorduras, o último degrau da pirâmide, que são alimentos ricos em colesterol e calorias, são os alimentos energéticos. São importantes, pois as gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, e K. Porém, devem ser consumidas em pequenas quantidades, com moderação, e apenas 2 porções são indicadas por dia.

No grupo 8 estão os açucares, balas, chocolates, salgadinhos, que são alimentos energéticos que provêem muitas calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação. São indicadas apenas 2 porções ao dia.

Para uma alimentação saudável e equilibrada, devemos consumir um alimento de cada grupo, em porções moderadas, e devemos evitar o consumo de alimentos de um só grupo, pois necessitamos de nutrientes originários de todos os grupos.

Equipe de Odontologia EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas
Andrezza Alais Barrichello Chaves - CRO: 71075
Maria Lucia Bertolozzi - CRO: 36134
ASB: Magna Aparecida da Silva

Nenhum comentário: