quarta-feira, 23 de março de 2011

Nossas Matérias


Dieta é o conjunto de alimentos orgânicos e inorgânicos que são ingeridos por um indivíduo diariamente independentemente de seu valor nutricional. Há uma quantidade de consumo mínima de cada grupo de alimentos para que se tenha uma dieta de conteúdo nutricional adequado.
Os nutrientes dos alimentos têm funções específicas que funcionam associados. A deficiência de alimentos/nutrientes exerce grandes repercussões no crescimento, desenvolvimento, diferenciação, atividade e em tudo na vida.
A nutrição é uma ciência voltada para o estudo de como os alimentos ingeridos são metabolizados, produzem energia e são aproveitados pelo organismo nos processos de desenvolvimento, crescimento, reparo e manutenção das funções vitais. Dentre os nutrientes essenciais encontrados nos alimentos cita-se: carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e água.
As pessoas alimentam-se com base no que sabem e sentem. O que sabem sobre nutrição, ou aprenderam na TV ou por costumes culturais e, nem sempre esses hábitos são nutricionalmente corretos.
Como um dos fatores que podem influenciar nas escolhas alimentares das pessoas, os rótulos alimentícios possuem muita informação que pode ser enganosa, considerando-se o frequente uso de palavras ambíguas, confusas e termos vagos. Propaganda enganosa em rótulos alimentícios prejudica campanhas de educação alimentar, podendo levar à crença de que certos produtos possuam propriedades medicinais, atrasando a procura por cuidado terapêutico adequado.
Visando complementar as orientações nutricionais, baseadas na Pirâmide Alimentar, foram definidas as seguintes recomendações básicas:
  • Escolher uma dieta variada;
  • Dar preferência aos vegetais como frutas, verduras e legumes;
  • Ficar atento ao modo de preparo dos alimentos para garantia de qualidade final, dando prioridade aos alimentos em sua forma natural, e a preparações assadas, cozidas em água ou vapor, e grelhadas;
  • Ler os rótulos dos alimentos industrializados para conhecer o valor nutritivo do alimento que será consumido;
  • Medidas radicais não são recomendadas e os hábitos alimentares devem ser gradativamente modificados; 
  • Utilizar açúcares, doces, sal e alimentos ricos em sódio com moderação;
  • Consumir alimentos com baixo teor de gordura. Preferir gorduras insaturadas (óleo vegetal e margarina), leite e carnes magras;
  • Se fizer uso de bebidas alcoólicas, fazer com moderação;
  • Para programar a dieta e atingir o peso ideal considerar o estilo de vida e a energia diária necessária.
  • Com relação ao consumo de alimentos industrializados, não existem recomendações específicas, identificando-se quantidade e frequência na dieta. As principais recomendações nutricionais atuais enfatizam o incentivo ao consumo de uma maior variedade de alimentos naturais.
Fonte: Monografia apresentada para conclusão do curso de especialização em Odontopediatria na Universidade Guarulhos em 06/06/2006. Título: Quantidade e Qualidade de Produtos Alimentícios anunciados em programas infantis de TV Aberta e Fechada. Autor: Paola Batista Artioli. Orientador: Elaine Quedas de Assis.

Equipe de Odontologia do ITB Hércules Alves de Oliveira
Dr. Eduardo Chen Yhung Wong (CRO: 94574)
Dra. Fabiana Ferreira Nardi (CRO: 76774) 
Dra. Paola Batista Artioli (CRO: 76588) 
ASB Daysi Janette Marin 

Nenhum comentário: