quarta-feira, 16 de março de 2011

Nossas Matérias

Saúde e nutrição

Já passou o tempo em que corpos arredondados era sinônimo de beleza, no entanto, a magreza plena não significa saúde. O ideal é o meio termo, não necessário corpos atléticos e musculosos, mas algo que beire o equilíbrio, em sentir-se bem física e emocionalmente.
A busca por corpos esplêndidos como os que são mostrados pela mídia é uma busca eterna, principalmente quando estamos na adolescência, a idéia passada é a de que tudo pode ser conquistado caso você possua um perfil de televisão.
Mas a realidade não é bem assim, para um corpo funcionar com perfeição são necessários carboidratos, proteínas, gorduras (sim, gorduras!), entre vitaminas e sais minerais, uns em mais ou menos quantidade que outros.
Os carboidratos são o carro chefe da nossa energia, eles permitem nos movimentar, falar, andar, escrever e principalmente pensar. Já as proteínas são a base de construção do nosso corpo, elas dão forma às unhas, cabelos, entre diversas outras coisas. As gorduras, além de nos proporcionar proteção térmica e mecânica, são responsáveis pela produção de alguns hormônios importantes no ciclo de reprodução. As vitaminas são indispensáveis para o sistema de defesa do organismo, bem como para ajudar em nosso sistema ósseo. E os sais minerais são os responsáveis por todo o funcionamento que permite a homeostase (equilíbrio) de nosso organismo.
Porém, tanto a falta quanto o excesso podem acarretar prejuízo. Se ingerirmos uma grande quantidade de vitaminas, por exemplo, nosso organismo utilizará uma pequena quantidade necessária e descartará o restante. E se ingerirmos uma grande quantidade de gordura, ao longo do tempo, além de ficarmos obesos, poderemos ter problemas como hipertensão, diabetes, dislipidemias, entre outros. Também, se não ingerirmos quantidades necessárias de alimentos, perdemos as defesas do organismo, ficando vulneráveis a doenças, perderemos massa muscular, capacidade de raciocínio e diversos outros problemas.
A obesidade tornou-se um problema de saúde pública, assim como a desnutrição, entrando também a anorexia e a bulimia. Aproveite que a FIEB está promovendo esta campanha, verifique seu índice de massa corpórea no ITB em que estuda, e caso esteja fora do peso ideal, peça conselhos a equipe de saúde, estaremos a disposição para esclarecer suas dúvidas.
Cuide-se, somente com um corpo saudável você poderá desfrutar intensamente do incrível futuro que te aguarda!

Equipe de Enfermagem ITB Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi
Amanda Ruas de Almeida

Nenhum comentário: