quarta-feira, 9 de março de 2011

Açúcar e risco de cárie
O açúcar é o principal responsável pelas cáries. A cárie dentária ocorre quando as bactérias se alimentam de açúcares na boca, criando um ácido que destrói o esmalte do dente.
Quando ingerimos doces, as bactérias levam por volta de 20 segundos para elaborar o ácido, e ele dura por cerca de 30 minutos na boca. Por isso, deve-se escovar os dentes logo após a alimentação e evitar o consumo de alimentos chamados cariogênicos (balas, chicletes, biscoitos, refrigerantes, doces).
Sendo assim, uma forma adequada e eficaz é o de ingerir alimentos ou líquidos açucarados somente durante as refeições principais, pois geralmente as crianças escovam os dentes depois. Entre as refeições, dê preferência a alimentos como frutas, queijos e iogurtes não adoçados. Alimentos cariogênicos pegajosos como balas, caramelos, bolachas, entre outros, permanecem por muito tempo na boca, elevando o risco de cárie. Os refrigerantes com açúcar têm o agravante de serem ácidos e facilitar a perda do esmalte dentário e adesão da placa bacteriana.

Como prevenir

  • Não consuma açúcar várias vezes ao dia: Evite que os ácidos das bactérias ataque seus dentes por muitas horas, aumentando o risco de cárie.
  • Substitua refrigerantes por outras bebidas:  Tenha na geladeira bebidas com menos açúcar e menos ácidas como água, água de coco, leite e suco de fruta 100% natural.
  • Uso do flúor: O flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental. Utilize cremes dentais e bochechos que contenham flúor.
  • Visite seu dentista regularmente: As visitas ao seu dentista para controle e prevenção com aplicações de flúor é de fundamental importância para evitar as cáries.
Equipe de Odontologia: EEFMT Profa Dagmar Ribas Trindade
Daniel Garacis de Oliveira

Nenhum comentário: