sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nossas Matérias

Combate as Drogas e ao Alcoolismo

A dificuldade em prever o futuro, faz com que o indivíduo jovem não reflita em algumas conseqüências, onde esses fatores contribuem para experimentação de álcool e outras drogas, extremamente prejudiciais à saúde bucal. O uso de drogas é facilmente constatado pelo cirurgião dentista, pois causa danos aos dentes.Duas delas , pelo fácil acesso tem criado mais problemas a saúde bucal dos adolescentes: a nicotina e o álcool..Existem evidências da relação entre o câncer bucal e o tabagismo.Na fumaça do cigarro existem mais de 60 substâncias cancerígenas. As alterações ocorridas na mucosa, somam-se a exposição contínua ao calor gerado pela combustão do fumo ao tragar.
O álcool também é um grande vilão da saúde bucal, especialmente para os adolescentes, pode ter efeitos desastrosos na cavidade bucal, como manchas nos dentes e queimaduras, além da queda do pH (secura da boca), aumentando o risco de doenças periodontais (óssea) e do câncer bucal.
Por isso, é de extrema importância que o profissional tome conhecimento dos hábitos de seus pacientes adolescentes para alerta-los quanto ao risco enquanto  é cedo.O efeito do álcool aumenta a permeabilidade das células da mucosa aos agentes carcinogênicos.As substâncias carcinogênicas presentes nas bebidas alcoólicas também tem grande influência no processo.
O consumo de outras drogas podem ser igualmente prejudiciais, as inalantes (cola de sapateiro,lança perfume,éter,malte,gasolina verniz,clorofórmio,entre outras), podem provocar na cavidade bucal queimaduras de tecidos moles, sensibilidade dentinária e problema periodonta (ósseo).
A cocaína é a 2° droga mais consumida perdendo apenas para maconha, onde seus danos na cavidade bucal são a erosão nos colos cervicais dos dentes, maior formação de cálculos, ressecamento da mucosa da cavidade bucal e a descamação gengival. As drogas também interferem no atendimento clínico como no momento da anestesia, que devem ser esclarecidas na anamnese (conjunto de perguntas sobre a saúde geral do paciente, onde ele não poderá omitir nenhuma resposta) para que prováveis danos sejam prevenidos.

Equipe de Odontologia: ITB Brasílio Flores de Azevedo
Dra. Carolina A. Midlej
Dra. Francine R. Trigo
Dr. Ricardo Batista
ASB: Andréia F. Quintana
Lindalva Rodrigues de Meneses
Magna Aparecida da Silva

Nenhum comentário: