quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

VOLTA ÀS AULAS: Ensino médio traz desafios para estudantes e pais; saiba como superá-los

Entrar no ensino médio é uma das maiores transições pelas quais os jovens passam. A exigência em termos de estudos é bem mais alta e ainda começam as pressões para escolha profissional e vestibular. É comum também que os jovens troquem de escola e amigos nessa fase.

"Toda passagem de um período para outro da vida tem ganhos e perdas. O adolescente precisa elaborar suas perdas, e conversas sempre ajudam", explica Ângela Biazi, psicanalista e doutora pela USP (Universidade de São Paulo). Segundo ela, os pais precisam estar presentes e dar apoio nas dificuldades.

Entrar em uma nova escola sempre causa o medo de não se enturmar e de isolamento. "São desafios para o adolescente e a reação vai depender de cada um. O importante é reconhecer qual a principal dificuldade, se é timidez ou extroversão, entre outras, e lidar com ela", recomenda Biazi.

Outra dica é se aproximar de um grupo que tenha interesses parecidos, seja em esportes, música, roupas. Mudar de grupo depois também é normal. "É uma época de experimentação e os interesses vão se definindo aos poucos", conta a psicóloga.

As mudanças no âmbito social são mais radicais que na pré-adolescência. Os jovens saem ainda mais do espaço familiar e ampliam círculos sociais. De acordo com Biazi, os pais podem ajudar nesse processo, facilitando essas vivências, convidando os amigos do filho para dentro casa, por exemplo.
Na escola, as responsabilidades aumentam e não é recomendado que pais se afastem totalmente da vida escolar. "Nem sempre os jovens pedem ajuda e parece que está tudo bem. Quando vêm as notas ruins no final do ano, é uma surpresa. O ideal é acompanhar", sugere a professora, lembrando que não se deve tirar a autonomia dos adolescentes. 
 
Reprodução: Amanda Polato
Especial para UOL Educação

Nenhum comentário: