terça-feira, 18 de janeiro de 2011

DIA INTERNACIONAL DO RISO – 18 de Janeiro

             
           O jornal Correio Riograndense, de Caxias do Sul (RS), publicou em sua edição de 04/10/2006, a reportagem “Risoterapia, a cura através da gargalhada”, cujo texto começa com a afirmativa de que “Rir é o melhor remédio”. Nela, o periódico explica que essa expressão, popular e antiga, “nunca foi tão atual”, pois “o riso agora é considerado terapia, comprovada por estudos médicos e com resultados surpreendentes”.
  
Prosseguindo, o autor da matéria afirma que “o sorriso é o antídoto do mau humor”, e garante que “a infelicidade e o mau humor tornam a pessoa triste e deprimida e, conseqüentemente, afetam o organismo. Já a alegria e o otimismo geram simpatia que contagia e ajuda a viver mais e melhor”. Mais adiante, informa ele que “Hipócrates, o pai da medicina, no século IV a.C. já utilizava animações e brincadeiras na cura de pacientes. O naturalista Charles Darwin, pioneiro no estudo dos movimentos expressivos da comunicação não-verbal, classificou o sorriso e o riso entre os movimentos expressivos inatos e universais. Os bons resultados da risoterapia impulsionaram a criação dos clubes da risada. O primeiro deles surgiu em 1995 pelas mãos do médico indiano Madan Kataria, em Mumbai (ex-Bombaim), onde a técnica é praticada em parques e ao ar livre. No ano de 1995 também foi fundado o Movimento Mundial do Riso. A entidade conta com cerca de 2.500 clubes da risada (rir sem motivos) espalhados em todos os continentes”.

            Conceição Trucom, esclarece que “o bom humor previne doenças e gera saúde, principalmente quando ativa rapidamente o sistema imunológico. Mas, energeticamente, o bom humor atrai oportunidades e abre portas. O bom humor é uma vibração de prosperidade e 100% espiritual.

           O bom humor também está relacionado à cura ou melhora de pacientes com doenças graves, como o câncer. Vide o caso dos doutores do riso que realizam seu emocionante trabalho em hospitais, consultórios e clínicas. Aliás, recomendo que todos assistam o filme deles. Com o lema de que o riso cura qualquer doença, os voluntários dos Especialistas do Riso (Vitória - ES) não medem esforços para atingir o objetivo”.

            O riso é uma demonstração de bem estar que aproxima os indivíduos, permitindo-lhes o desfrute de uma vida mais tranqüila e feliz. Das suas conseqüências positivas podem ser mencionadas:

Cérebro: o hipotálamo, centro de controle situado na base do cérebro, libera do organismo endorfina, com propriedades analgésicas e calmantes.
Nariz e garganta: o ar proveniente dos pulmões bate nas cordas vocais, que emitem sons incoerentes. As glândulas salivares e lacrimais aceleram sua produção e se descontrolam.
Rosto: os músculos do rosto se contraem, especialmente o risório e o zigomárico. A tensão deste último pode dar uma aparência enganosa de sofrimento.
Coração: bate mais rápido. Após terem se estreitado, as artérias se dilatam, provocando uma sensação de bem-estar.
Tórax: os pulmões expelem enormes quantidades de ar, a grande velocidade. O diafragma se move, provocando fortes espasmos respiratórios em toda a caixa torácica.
Ventre: os músculos abdominais se contraem com força, o que é bom para a vesícula. Ás vezes, o esfincter se relaxa, ocasionando uma desagradável incontinência urinária.
Pernas: os músculos se relaxam e a pessoa se curva de tanto rir.
Pés: até os dedos dos pés se agitam.
Além dos Especialistas do Riso, outros grupos também se integram à tarefa de proporcionar alegria a quem dela tem necessidade. Como os Doutores do Riso, atuando em São Paulo (www.doutoresdoriso.com.br), cuja razão de existência é a de lembrar a todos a necessidade de “Perceber que o riso é importante, sempre. Perceber também, o quão gratificante é proporcioná-lo em qualquer situação, e acima de tudo, estar apto a trazê-lo ao alcance de todos, seja em um hospital, uma empresa, uma praça pública ou um teatro. O que interessa aos integrantes desse grupo é fazer com que as pessoas lembrem de como é bom sorrir, seja do que for. O importante é não perder o riso de vista”.
Segundo sua coordenadora, Daniela Dazen, “Nosso objetivo é buscar a melhor forma de caminhar em terrenos inusitados como hospitais, casas de apoio às crianças com câncer e HIV e projetos em conjunto com organizações de apoio humanitário e cidadania. Nossa meta é sempre pesquisar e desenvolver atividades relacionadas ao riso, aplicando características de palhaço e nos concentrando em fazer, relizar, porque, para nós, a melhor distração é nosso trabalho, e a cada dia aprendemos com os melhores professores: as crianças”. 
          Alguém já disse que “o riso é como um limpador de pára-brisa. Ele nos permite rodar em frente, mesmo que continue chovendo”. Sendo assim, cultivemos e prestigiemos o riso e o bom humor, cuja dia de comemoração internacional, 18 de janeiro, deve permanecer sempre anotado na agenda de cada um de nós, lembrando-nos de que, efetivamente, “rir é o melhor remédio”.

Extraído de: FERNANDO KITZINGER DANNEMANN. 
Reprodução: Recanto das Letras

Nenhum comentário: