quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Nossas Matérias

O "Nossas matérias" é escrito pelos Profissionais de Saúde da FIEB.

Quando olhamos a história do ser humano percebemos que as doenças nos acompanham desde os primórdios. Na Grécia Clássica a medicina já lutava contra algumas formas de infecções, vírus e principalmente a mortalidade infantil. A luta contra agentes causadores de mortalidade em massa sempre foi motivo de preocupação para os homens ligados às ciências. Hoje não poderia ser diferente.
Algumas doenças ainda desafiam a capacidade dos nossos cientistas, que muitas vezes esbarram em falta de consciência da população.
Sabemos que não podemos comer alimentos crus sem que estes sejam lavados em água potável corrente. Parece um assunto tão banal, tão largamente conhecido que pensamos que automaticamente a população não sofre mais desse mal. Grande engano. As doenças oriundas do saneamento básico ineficiente ainda matam no mundo todo. Um pouco mais nos países menos desenvolvidos. Justamente pela falta de informação.
A falta de informação pode matar.
Dia 1 de dezembro estaremos no Dia Mundial do Combate à AIDS. Quantas vezes ouvimos pessoas reclamando: “Não agüento mais ouvir falar desse assunto!”
Enquanto a AIDS for à terceira doença que mais mata no nosso país, perdendo somente para as doenças do coração e câncer, teremos que falar no assunto todos os dias, e lembrar que todos os dias a AIDS está fazendo vítimas, e que a próxima vítima pode estar mais próxima do que imaginamos.
A doença é contagiosa. O contágio é feito através relações sexuais sem proteção, uso de seringas e agulhas contaminadas, da mãe grávida para o bebê e etc.
O “etecétera” deve ser visto com muito cuidado... Temos que desenvolver em nós alguns hábitos, como quando vamos à manicure, levar nosso próprio alicate de cutícula ou certificar-se que existe esterilizador no salão, não usar aparelhos de barbear que outra pessoa tenha usado, prestar atenção no consultório médico e consultório dentário, e pense bem na tatuagem e piercing. O cuidado deve ser hábito não neurose. Assim como lavamos as mãos antes de tomar nossas refeições.
Questão... O que é mais fácil? Curar ou evitar? A decisão é sua. Meu convite é para evitar as doenças, só assim, com o controle é que conseguimos ficar em paz.

Ana Maria de Carvalho Sartorato
Psicopedagoga da FIEB

Nenhum comentário: