terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Doenças de pele mais comuns no verão

Relacionamos abaixo algumas das doenças que costumam aparecer com maior frequência durante os meses do verão.
O calor e o aumento do suor favorecem o desenvolvimento de microorganismos, como fungos e bactérias, facilitando o surgimento de infecções da pele. Fezes de cães e gatos nas areias das praias causam o "bicho geográfico". A "brotoeja" está relacionada com o aumento do suor nesta época do ano.
  • Acne solar: A acne solar caracteriza-se por uma erupção que atinge principalmente o tronco e a raiz dos membros superiores e que surge poucos dias após a exposição intensa destas áreas ao sol.
  • Fitofotomelanose (manchas causadas por limão + sol): A fitofotomelanose é uma manifestação alérgica causada pela exposição ao sol da pele que teve contato com plantas ou suco de algumas frutas, principalmente limão, laranja e tangerina. Outros produtos como perfumes e refrigerantes, também podem causar a reação, sendo neste caso uma fotomelanose.
  • Foliculite: Infecção dos folículos pilosos causadas por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pelos ou depilação.
  • Furúnculo: Infecção bacteriana da pele que provoca a necrose (destruição) do folículo pilosebáceo. É causada pela bactéria estafilococos.
  • Herpes labial: O herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex virus. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus se instala no organismo de forma latente, até que venha a ser reativado. A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica.
  • Impetigo: Infecção bacteriana da pele, comum em crianças, causada pelos germes estafilococos e estreptococos.
  • Larva migrans ("bicho geográfico"): A larva migrans, conhecida vulgarmente como bicho geográfico, é uma doença causada por parasitas intestinais do cão e do gato. Ao defecar na terra ou areia, os ovos eliminados nas fezes transformam-se em larvas. Estas, penetram na pele do homem causando a doença.
  • Miliária ("brotoeja"): A miliária se apresenta como uma erupção cutânea relacionada com as glândulas sudoríparas (que produzem o suor). Afeta principalmente as crianças, mas também pode atingir os adultos. O quadro está relacionado com o aumento do calor e da produção do suor que, extravasando dentro da pele, antes de atingir a superfície, provoca um processo inflamatório.
  • Pitiríase versicolor ("micose de praia, pano branco"): Também vulgarmente conhecida como "micose de praia" ou "pano branco", a Pitiríase versicolor é uma micose mas, ao contrário do que se pensa, não é adquirida na praia ou piscina. O fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e, em algumas delas, é capaz de se desenvolver provocando as manchas.
  • Tinea cruris ("micose da virilha, jererê"):
    A tinea inguinal (ou tinea crural), micose que atinge a região da virilha, é causada pelo crescimento, nesta região, de fungos do gênero dermatófitos ou pela levedura Candida albicans. A anatomia da virilha favorece o crescimento destes microorganismos, devido à escuridão, calor e umidade características desta área do corpo. Durante o verão, com o aumento do suor ou o uso de roupas de banho molhadas durante muito tempo, a umidade local aumenta ainda mais, o que torna este tipo de micose mais frequente nesta época do ano.
Reprodução: Dermatologia.Net

Essas informações são apenas para propósitos informativos. ELAS NÃO DÃO ORIENTAÇÕES MÉDICAS. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e não substituem as orientações do seu médico ou de outro serviço de saúde.

Um comentário:

Ana Maria disse...

Meu filho teve "bicho geográfico". É extremamente dolorido e difícil de curar. O bicho anda sob a pele causando uma intensa coceira e em algumas regiões chega a formar feridas.